quarta-feira, 26 de julho de 2017

Diane 35: benefícios, riscos, efeitos colaterais e a aparência da pele.

Olá, amores!


Hoje, nós vamos conversar sobre o uso do anticoncepcional Diane 35. Medicamento, este, polêmico pelos seus riscos e famoso pelo seu efeito milagroso na pele.

Comecei a tomar Diane devido a um desequilíbrio hormonal que ocasionou muita acne. As lesões estão na região do maxilar que vai da orelha ao queixo. Esse quadro clínico é chamado de acne hormonal ou acne da mulher adulta que, geralmente, ocorre em mulheres com mais de 22 anos. 

Tentei inúmeros tratamentos tópicos com a dermato e nada funcionou. Até cogitei tomar Roacutan. Mas, em consulta com o ginecologista, comentei que as espinhas estavam tomando meu rosto e, após exame físico, ele constatou que se tratava de acne hormonal, assim, nada (absolutamente nada) adiantaria se eu não regulasse meus hormônios. Dessa forma, o ginecologista receitou Diane 35 por 3 meses e requereu uma ecografia transvaginal para descartar doenças como ovário policístico, após o período, orientou que eu retornasse para reavaliação. 


Segui a orientação do médico e comecei o Diane 35. Atualmente, estou no início do 3º ciclo, momento em que os efeitos na pele começam a ficar mais evidentes. Junto com o Diane, aplico, por orientação da dermatologista, Clindoxyl Gel todas as noites sobre a região das lesões. Minha pele está melhorando muito e prevejo efeito extraordinário no fim do tratamento. 

Quanto aos efeitos colaterais do anticoncepcional, percebi: aumento das mamas, dor com sensibilidade ao toque nos seios, leve aumento de peso (1,5Kg), diminuição do fluxo menstrual, textura mais pastosa da menstruação, diminuição significativa da velocidade de crescimento dos pelos e zero cólicas menstruais. Tive esses efeitos, mas já ouvi relatos de mulheres que perderam peso, tiveram dores de cabeça e não perceberam dor nem aumento dos seios. Então, os impactos são relativos e podem variar de acordo com cada organismo. 

Quanto aos riscos de administrar anticoncepcional, não podemos deixar de comentar e conversar sobre trombose. É sabido que o uso de anticoncepcionais, sobretudo aqueles que tem alta dosagem hormonal como o Diane, podem favorecer formação de coágulos e ocasionar doenças como trombose. De acordo com o Dr. Dráuzio Varela, 2 a cada 1000 mulheres desenvolvem a doença. 

Obviamente, existem grupos de risco que aumentam ainda mais a chance de desenvolver essa complicação. São eles: idade superior a 40 anos, tabagismo, obesidade, sedentarismo e alimentação desequilibrada. Inclusive, destaca-se que mulheres fumantes elevam o risco em 40%!

Debati o assunto com dois médicos, o ginecologista e o cirurgião vascular. Ambos afirmaram que por estar fora dos grupos de risco é muito pouco provável que eu desenvolva trombose e, por eu precisar administrar anticoncepcional devido a um desequilíbrio hormonal, os benefícios são maiores que os prejuízos. 

Confesso a vocês que se o único objetivo fosse a contracepção, optaria por outro método. Mas, como meu corpo precisa desses hormônios para regular o funcionamento, resolvi administrar o Diane. 

Fiz um vídeo no Canal sobre a minha experiência com o Diane! Passa lá e confere!




Beijo no coração,


Nenhum comentário:

Postar um comentário